Backup de e-mails no Webmail

Senhas Seguras e proteção na web
23 de agosto de 2019
Cadastrar Produto com Variações
2 de abril de 2020
Exibir tudo

Hoje em dia sabemos que a utilização do email personalizado é uma das ferramentas muito necessárias para que a sua empresa possa ter um padrão de informação, onde possa estar vinculada com seu nome. Isso faz a diferença para muitos negócios, principalmente quando é enviado um email para um cliente.

Mas um dos problemas que muitas TI enfrentam é a facilidade de transportar o backup de uma conta de email para outro servidor, ou mesmo para um outro domíno diferente, mas essa dificuldade não existe para quem usa o Cpanel e o Webmail. Abaixo irei demonstrar como é fácil fazer o backup dos emails e se quiser importar para outra conta, mesmo que o domínio seja diferente.

O Webmail oferece a possibilidade de trabalhar com dois tipo de sistemas para visualizar os emails, são eles: Roundcube e o Horde. Ambos são muito bons, com funções semelhantes e em certos casos um completa o que o outro deixa faltar, mas em resumo são dois sistemas fáceis de usar e que atende muito bem.

 

Mas agora vamos continuar com o Backup, pois esse é o tema desse artigo. Para que possa ter acesso a sua conta de email, primeiro é preciso acessa-lo, com a url do seu domínio mais o diretório “webmail”: https://seusite.com.br/webmail

Usando o Roundcub

Para fazer o bakcup do email, primeiro entre em sua caixa de entrada e selecione o email que será exportado. Selecione a opção na lista o formato “.eml” e escolha onde salvar o arquivo.

 

O arquivo “.eml” é suportado em quase todas os serviços de emails, e com isso para fazer a restauração será muito fácil, mesmo que seja em servidores diferente. O único problema do Roundcube é que só pode ser exportado um email por vez.

Se desejar fazer a exportação de todos os emails, será preciso usar o Horde.

Para importar o email usando Roundcube, é muito simples também, para isso basta estar conectado ao email e clicar na engrenagem que fica do lado esquerdo no rodapé. Irá aparecer as opções, escolha a opção “Importar mensagens”, como na imagem abaixo.

Após fazer isso, a pagina irá te direcionar para a parte de fazer o upload do arquivo que está salvo em seu computador. Para completar o envio clique em fazer upload

Usando o Horde

O processo de backup de um único e-mail no Horde é o mesmo que no Roundcube – marque o e-mail que você deseja fazer o backup e selecione a opção Salvar no menu suspenso. E-mail também serão salvos no formato de .eml, neste caso

A fim de salvar todos os e-mails na pasta (Caixa de entrada, Enviadas, etc.) clique com o botão direito sobre a pasta e selecione a opção Exportar

Então, você será solicitado a selecionar o formato do arquivo de backup – MBOX ou zipado MBOX. Se você quiser apenas para armazenar e-mails, opção zipado é mais preferível, pois será menor em tamanho.

Este arquivo mbox pode ser usado para a transferência de e-mails para outra conta cPanel com Horde disponível (via opção Importar), importados para Thunderbird usando extensão correspondente, convertido em .eml ou outros formatos de e-mail através de software de terceiros.

Para a importação de e-mails em Horde clique com o botão direito sobre a pasta que você deseja enviar e-mails para e escolha Importar.

Em seguida, selecione o arquivo de backup em Mbox ou formatos de .eml e clique em OK.

Agora seus e-mails são importadas para a conta de e-mail. Você deve receber uma notificação pop-up os e-mails foram enviados a partir do arquivo de backup para a conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Iniciar Chat
Precisa de ajuda?
Olá,
como podemos ajudar?